Visita ao Recém-nascido

O nascimento de um bebé é um momento emocionante que os pais gostam de partilhar com a família e amigos que, naturalmente, anseiam conhecê-lo.

Durante a estadia na maternidade, o recém-nascido e a mãe estão a adaptar-se a uma nova realidade e a tentar encontrar respostas a questões como amamentação, higiene e sono. Para que esta adaptação seja bem sucedida, é necessário que a mãe, o pai e o recém-nascido estejam num ambiente tranquilo e de intimidade.

A recomendação é que apenas familiares ou amigos muito próximos visitem o bebé, caso seja esta a vontade dos pais.

Ao nascer, o sistema imunitário do bebé não está totalmente desenvolvido, tornando-o mais vulnerável a bactérias e vírus. Por esta razão, as visitas devem ser limitadas a um grupo mais restrito de pessoas e deve-se evitar a frequência de espaços públicos fechados e sobrelotados.


Regras para o Contacto com o Bebé:

Para uma interação segura devem ser estabelecidos limites e regras a cumprir a quem visita o bebé:

- Retirar jóias

- Higienizar as mãos

- Não beijar nem aproximar demasiado da cara do bebé

- Não permitir a visita a pessoas com sintomas como tosse, constipação, febre ou problemas intestinais

- Nas alturas de maior predominância de Gripe, mesmo assintomáticas, as visitas devem fazer uso de máscara quando em contacto com o bebé

Recomenda-se que nos primeiros meses o acesso à criança seja feito pelo menor número de pessoas possível e que se cumpram todas as regras de segurança para proteger a saúde do bebé. Estes cuidados redobrados serão apenas nos primeiros dois meses, quando o bebé está mais vulnerável. Após esse período, pode aumentar gradualmente o número de pessoas com acesso à criança, mantendo sempre as regras básicas de higiene e segurança. 

À medida que o bebé cresce, as restrições podem ser levantadas, aumentando a sua socialização.